Gersely Sales
1-
Hermilo
Borba Filho (TEP e TPN)
O TEP (Teatro de estudantes de
Pernambuco) de 1945 tendo por diretor Hermilo Borba Filho é um teatro de amadores e estudantes para o povo. A partir de 1946, Hermilo reformulou os
objetivos do TEP adequando para a realidade atual do
teatro do Nordeste, ligando a cultura da região e levando o teatro de fato para
o povo: “sendo o teatro uma arte do povo,
deve aproximar-se mais dos habitantes do subúrbio, da população que não pode
pagar uma entrada cara nas casas de espetáculo.” (Hermilo Borba Filho,
1981). O Teatro do Estudante é uma luta contra os entraves: mercantilização,
aburguesamento da arte, mecanização do movimento dos atores (artificialismo).
O intuito
era fazer um teatro genuinamente brasileiro, de assuntos nacionais, buscando
essas temáticas com o próprio povo e isso o Nordeste tinha em vastidão: o
cangaceirismo, a escravidão açucareira, o Zumbi dos Palmares, etc.
O TPN
(Teatro Popular do Nordeste) de 1960, também liderado por Hermilo Borba Filho, busca por uma forma mais nordestina de interpretar e de encenar, oferecendo
ao público recifense um teatro profissional pautado pela qualidade artística.
Vai de encontro com o teatro acadêmico, esclerosado que não representa a
realidade. Iniciou o teatro ambulante, montou uma peça nordestina para
mamulengo, Ariano teve pela primeira vez uma peça encenada, realizou um
movimento artístico completo mesmo sem condições financeiras.
O
Movimento Regionalista de 1926 é um inventário redigido por Gilberto Freyre através
do I Congresso Brasileiro de Regionalismo
na cidade do Recife, que só veio ser publicado em 1951. Caracteriza-se pela
valorização das particularidades do Nordeste como pontos originais da cultura e
da sociedade brasileira. Com o objetivo de defender e preservar as tradições
tipicamente rurais e nordestinas para que a identidade cultural não se
perdesse. A questão está em estabelecer um limite entre o que se produz correspondendo
à realidade local daquela região/país, e o que apenas se imita das originais
dos centros culturais capitalistas, para isso era necessário fazer uma coleta
dos dados de nossas tradições e expressões culturais, tentando inserir o
regional no universal.
Para
que haja uma unidade nacional, será necessário um federalismo regionalista com
interesses, sentimentos e ideias entre as regiões brasileiras. E dessas
regiões, o Nordeste é privilegiado por sua autonomia: “mais do que qualquer outra região, sem excluir a Amazônia, teve o
Nordeste o privilégio de viver no isolamento, onde cresceu sua originalidade.”
(COUTINHO apud MOTA).
3-
Ariano
Suassuna (Movimento Armorial)
O Movimento Armorial surge sob a
direção de Ariano Suassuna, artistas e escritores do Nordeste do Brasil em 1970. Com o objetivo de valorizar a cultura do Nordeste, fazendo
uso da “arte brasileira erudita a partir
das raízes populares da nossa cultura”. O Movimento dá lugar à pintura, à música,
à literatura, à cerâmica, à dança, à escultura, à tapeçaria, à arquitetura, ao
teatro, à gravura e ao cinema.
A importância do Movimento Armorial
é dada principalmente nos folhetos do romanceiro popular nordestino (Literatura
de Cordel) os quais reúnem três artes importantes:
narrativas de poesia, a xilogravura nas capas e a música no canto de seus versos
acompanhada por rabeca ou viola. Mas também é dada a devida importância aos
espetáculos populares do Nordeste ao ar livre que possuem em si características muito peculiares e
detalhistas, assim como ao mamulengo
nordestino que além da dramaturgia, tem um jeito muito brasileiro de encenação
e representação.
4-
Semelhanças entre Gilberto
Freyre, Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna
ü Gilberto Freyre, com seu Regionalismo, reconhece e exerce uma
grande influência intelectual sobre os fundadores do TEP e do TPN de Hermilo
Borba Filho considerando a modernidade, tradição e região.
ü
O TEP e o TPN se assemelham em
seus objetivos na questão da necessidade de levar um teatro de qualidade aos
menos favorecidos.
ü
O
Manifesto Regionalista de Gilberto Freyre retrata as alterações das estruturas
sociais e econômicas, responsáveis pelas formações culturais, inclusive
mencionadas no TEP e TPN.
Freyre entende por regionalismo a junção de região e
tradição, muito utilizado no TPN de Hermilo Borba Filho, que procurava
dramatizar temas da vivência (tradição), mas considerando o tempo.
ü
Com a
citação abaixo, vemos que Hermilo defende o mesmo pensamento de Freyre com a
questão de a crença no regional ir para o âmbito nacional:
“Nosso
teatro é do Nordeste: isso não significa que mantenhamos um exclusivismo
regional. É mantendo-nos fiéis à nossa comunidade nordestina que seremos fiéis
à nossa grande pátria, unindo-nos a todos aqueles que procuram a mesma coisa em
suas diversas regiões; e é mantendo-nos fiéis ao Brasil que poderemos estender,
não servilmente, mas fraternalmente, a mão às grandes vozes espirituais que não
sentem necessidade de trair a liberdade para servir a justiça.” (Hermilo Borba
Filho, 1981)
ü
O Movimento Armorial tem por
interesse construir uma arte nacional baseada nas culturas populares
(assemelhando-se a Hermilo e a Freyre).
ü
No que diz respeito às
questões sociais e políticas, Freyre e Suassuna se assemelham em suas produções
literárias.
ü
O TEP e o Movimento Armorial
defendem a arte tradicional “genuinamente
brasileira”.
ü
Em Suassuna vemos as referências a
Gilberto Freyre como norte de uma tradição de pensamento com um valor às
culturas populares nordestinas em uma construção de uma identidade nacional,
inspirado pela ideia de brasilidade nordestina.
5-
Diferenças entre Gilberto
Freyre, Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna
ü O TEP e o TPN divergem-se em sua atuação, visto que
o Teatro de estudantes de Pernambuco é um teatro realizado por amadores e estudantes,
enquanto o Teatro Popular do Nordeste já é
algo mais aperfeiçoado e profissional, com um engajamento e grande qualidade
artística.
ü O TEP traz um estímulo de uma dramaturgia com os temas e
mitos de uma cultura local, já o TPN se interessa de fato por manifestações
dramáticas e mais espontâneas do nordestino (bumba-meu-boi, mamulengo).
ü
O
Manifesto Regionalista e o TEP diferenciam no foco de uma cultura “genuinamente brasileira”. Enquanto o
segundo busca essa cultura particular do Brasil, o primeiro busca uma “identidade nacional”.
ü
O TPN é um teatro burguês, o Manifesto Regionalista é um
teatro para o Nordeste.
ü
No
seu Manifesto Regionalista, Freyre reprovou o distanciamento de grande parcela
da burguesia local em relação às coisas que pudessem ser associadas aos valores
do povo. Já Hermilo defendia a ideia de que a saída para o teatro local seria uma
tentativa de inserção nas tradições universais.
ü
Diferente
dos regionalistas, Suassuna constrói seu Nordeste numa perspectiva mais
ficcional, tomando a linguagem como o lugar de recriação do mundo. Criando um
sertão mitológico de tradição ibérica subsistente na região dando um caráter
modernista peculiar reelaborando tradições.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
______. 1981. Manifesto de lançamento
do Teatro Popular do Nordeste, escrito por Hermilo Borba Filho [e Ariano
Suassuna]. In: CIRANO, Marcos. et al. (org). Hermilo Vivo — vida e obra de
Hermilo Borba Filho. Recife: Comunicarte.
VIEIRA, Anco Márcio Tenório . Enganos
e controvérsias aq propósito de um conceito: Regionalismo. In: Roberto Motta;
Marcionila Fernandes. (Org.). Gilberto Freyre: região, tradição, trópico e
outras aproximações. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes, 2013, v.
, p. 40-56.
_______. O Movimento Armorial. In:
Revista Pernambucana de Desenvolvimento. Recife: Condepe, 1974.
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