sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Análise comparativa entre Hermilo Borba Filho (TEP e TPN), Gilberto Freyre (Movimento Regionalista) e Ariano Suassuna (Movimento Armorial)

Gersely Sales

1-           Hermilo Borba Filho (TEP e TPN)

            O TEP (Teatro de estudantes de Pernambuco) de 1945 tendo por diretor Hermilo Borba Filho é um teatro de amadores e estudantes para o povo. A partir de 1946, Hermilo reformulou os objetivos do TEP adequando para a realidade atual do teatro do Nordeste, ligando a cultura da região e levando o teatro de fato para o povo: “sendo o teatro uma arte do povo, deve aproximar-se mais dos habitantes do subúrbio, da população que não pode pagar uma entrada cara nas casas de espetáculo.” (Hermilo Borba Filho, 1981). O Teatro do Estudante é uma luta contra os entraves: mercantilização, aburguesamento da arte, mecanização do movimento dos atores (artificialismo).
            O intuito era fazer um teatro genuinamente brasileiro, de assuntos nacionais, buscando essas temáticas com o próprio povo e isso o Nordeste tinha em vastidão: o cangaceirismo, a escravidão açucareira, o Zumbi dos Palmares, etc.
            O TPN (Teatro Popular do Nordeste) de 1960, também liderado por Hermilo Borba Filho, busca por uma forma mais nordestina de interpretar e de encenar, oferecendo ao público recifense um teatro profissional pautado pela qualidade artística. Vai de encontro com o teatro acadêmico, esclerosado que não representa a realidade. Iniciou o teatro ambulante, montou uma peça nordestina para mamulengo, Ariano teve pela primeira vez uma peça encenada, realizou um movimento artístico completo mesmo sem condições financeiras. 

 2-           Gilberto Freyre (Movimento Regionalista)

            O Movimento Regionalista de 1926 é um inventário redigido por Gilberto Freyre através do I Congresso Brasileiro de Regionalismo na cidade do Recife, que só veio ser publicado em 1951. Caracteriza-se pela valorização das particularidades do Nordeste como pontos originais da cultura e da sociedade brasileira. Com o objetivo de defender e preservar as tradições tipicamente rurais e nordestinas para que a identidade cultural não se perdesse. A questão está em estabelecer um limite entre o que se produz correspondendo à realidade local daquela região/país, e o que apenas se imita das originais dos centros culturais capitalistas, para isso era necessário fazer uma coleta dos dados de nossas tradições e expressões culturais, tentando inserir o regional no universal.
            Para que haja uma unidade nacional, será necessário um federalismo regionalista com interesses, sentimentos e ideias entre as regiões brasileiras. E dessas regiões, o Nordeste é privilegiado por sua autonomia: “mais do que qualquer outra região, sem excluir a Amazônia, teve o Nordeste o privilégio de viver no isolamento, onde cresceu sua originalidade.” (COUTINHO apud MOTA).

3-           Ariano Suassuna (Movimento Armorial)

            O Movimento Armorial surge sob a direção de Ariano Suassuna, artistas e escritores do Nordeste do Brasil em 1970. Com o objetivo de valorizar a cultura do Nordeste, fazendo uso da “arte brasileira erudita a partir das raízes populares da nossa cultura”. O Movimento dá lugar à pintura, à música, à literatura, à cerâmica, à dança, à escultura, à tapeçaria, à arquitetura, ao teatro, à gravura e ao cinema.
            A importância do Movimento Armorial é dada principalmente nos folhetos do romanceiro popular nordestino (Literatura de Cordel) os quais reúnem três artes importantes: narrativas de poesia, a xilogravura nas capas e a música no canto de seus versos acompanhada por rabeca ou viola. Mas também é dada a devida importância aos espetáculos populares do Nordeste ao ar livre que possuem em si características muito peculiares e detalhistas, assim como ao mamulengo nordestino que além da dramaturgia, tem um jeito muito brasileiro de encenação e representação.

4-           Semelhanças entre Gilberto Freyre, Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna

ü    Gilberto Freyre, com seu Regionalismo, reconhece e exerce uma grande influência intelectual sobre os fundadores do TEP e do TPN de Hermilo Borba Filho considerando a modernidade, tradição e região.
ü    O TEP e o TPN se assemelham em seus objetivos na questão da necessidade de levar um teatro de qualidade aos menos favorecidos.
ü    O Manifesto Regionalista de Gilberto Freyre retrata as alterações das estruturas sociais e econômicas, responsáveis pelas formações culturais, inclusive mencionadas no TEP e TPN.
Freyre entende por regionalismo a junção de região e tradição, muito utilizado no TPN de Hermilo Borba Filho, que procurava dramatizar temas da vivência (tradição), mas considerando o tempo.
ü    Com a citação abaixo, vemos que Hermilo defende o mesmo pensamento de Freyre com a questão de a crença no regional ir para o âmbito nacional:

“Nosso teatro é do Nordeste: isso não significa que mantenhamos um exclusivismo regional. É mantendo-nos fiéis à nossa comunidade nordestina que seremos fiéis à nossa grande pátria, unindo-nos a todos aqueles que procuram a mesma coisa em suas diversas regiões; e é mantendo-nos fiéis ao Brasil que poderemos estender, não servilmente, mas fraternalmente, a mão às grandes vozes espirituais que não sentem necessidade de trair a liberdade para servir a justiça.” (Hermilo Borba Filho, 1981)

ü    O Movimento Armorial tem por interesse construir uma arte nacional baseada nas culturas populares (assemelhando-se a Hermilo e a Freyre).
ü    No que diz respeito às questões sociais e políticas, Freyre e Suassuna se assemelham em suas produções literárias.
ü    O TEP e o Movimento Armorial defendem a arte tradicional “genuinamente brasileira”.
ü    Em Suassuna vemos as referências a Gilberto Freyre como norte de uma tradição de pensamento com um valor às culturas populares nordestinas em uma construção de uma identidade nacional, inspirado pela ideia de brasilidade nordestina.

5-           Diferenças entre Gilberto Freyre, Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna

ü    O TEP e o TPN divergem-se em sua atuação, visto que o Teatro de estudantes de Pernambuco é um teatro realizado por amadores e estudantes, enquanto o Teatro Popular do Nordeste já é algo mais aperfeiçoado e profissional, com um engajamento e grande qualidade artística.
ü    O TEP traz um estímulo de uma dramaturgia com os temas e mitos de uma cultura local, já o TPN se interessa de fato por manifestações dramáticas e mais espontâneas do nordestino (bumba-meu-boi, mamulengo).
ü    O Manifesto Regionalista e o TEP diferenciam no foco de uma cultura “genuinamente brasileira”. Enquanto o segundo busca essa cultura particular do Brasil, o primeiro busca uma “identidade nacional”.
ü    O TPN é um teatro burguês, o Manifesto Regionalista é um teatro para o Nordeste.
ü    No seu Manifesto Regionalista, Freyre reprovou o distanciamento de grande parcela da burguesia local em relação às coisas que pudessem ser associadas aos valores do povo. Já Hermilo defendia a ideia de que a saída para o teatro local seria uma tentativa de inserção nas tradições universais.
ü    Diferente dos regionalistas, Suassuna constrói seu Nordeste numa perspectiva mais ficcional, tomando a linguagem como o lugar de recriação do mundo. Criando um sertão mitológico de tradição ibérica subsistente na região dando um caráter modernista peculiar reelaborando tradições.
  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

______. 1981. Manifesto de lançamento do Teatro Popular do Nordeste, escrito por Hermilo Borba Filho [e Ariano Suassuna]. In: CIRANO, Marcos. et al. (org). Hermilo Vivo — vida e obra de Hermilo Borba Filho. Recife: Comunicarte.

VIEIRA, Anco Márcio Tenório . Enganos e controvérsias aq propósito de um conceito: Regionalismo. In: Roberto Motta; Marcionila Fernandes. (Org.). Gilberto Freyre: região, tradição, trópico e outras aproximações. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes, 2013, v. , p. 40-56.

_______. O Movimento Armorial. In: Revista Pernambucana de Desenvolvimento. Recife: Condepe, 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário