sábado, 8 de outubro de 2011

Comentário sobre o Romanceiro da Inconfidência

Gersely Sales


O Livro o Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles 1953, considerado por muitos uma de suas melhores obras, possui 85 romances além de outros poemas e abarca-se de uma reflexão filosófica inspirada por uma visita que a mesma fez a Minas Gerais, Vila Rica – hoje, Ouro Preto, onde narrava os fatos históricos e nacionais da época da Inconfidência Mineira, considerando o papel social, histórico e as crenças dos povos da região.
Relata o drama na luta pela liberdade contra os poderes dos tiranos no século XVIII, a ganância por ouro, o egoísmo, o poder, a traição de Joaquim Silvério dos Reis, as angústias e principalmente a morte dos inconfidentes, dando ênfase ao martírio e execução de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes, em 21 de abril de 1792. Na obra, embora, o “histórico” seja bastante citado, Cecília Meireles valida mais os sentimentos e as sensações vividas na revolta, indo além da temática historicista proposta.
A obra lírica que parte de um universo íntimo, no entanto metafônico; levando em conta o épico (narrativo), contando o histórico-social; chega ao dramático contendo as tensões e conflitos, que narra o cenário de derrotados que se transformaram em heróis para o Brasil futuro. Logo, semelhantemente a uma boa obra que contém os três gêneros, o Romanceiro enfatiza o lirismo com características épicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário